Clikando – A importância dos dados para a tomada de decisão

Compartilhe esta notícia:

Falta de informações precisas afeta a população e compromete decisões assertivas.

Por: Gabriel Bagliotti*

Hoje, vivemos em um mundo no qual todas as pessoas acreditam que tem o direito de opinar e discutir e debater todas as coisas que acontecem em nossa sociedade, seja para a contratação de um técnico para o seu time de futebol, a realização ou não das festas Carnavalescas, ou mesmo em conviver poucos dias com centenas de universitários para agitar a tranquilidade da nossa querida cidade.

Aqui não quero debater se é correto ou não a vinda de jovens estudantes para Taquaritinga, mas sim comentar que a falta de dados é uma questão que afeta profundamente a tomada de decisão e consequentemente a formação da nossa opinião, seja ele em diversos setores, na vida pessoal, empresarial ou até mesmo em uma cidade.

Em Taquaritinga, por exemplo, a ausência de informações precisas em diferentes áreas tem gerado impactos negativos para a população, que muitas vezes não tem acesso a números e estatísticas que poderiam ajudar na tomada de decisões mais assertivas.

Quer ver outro exemplo claro disso é a geração de empregos na cidade. Sem informações precisas sobre as oportunidades de trabalho e as demandas do mercado, muitos trabalhadores acabam enfrentando dificuldades para encontrar uma colocação. O mesmo ocorre com empresários e investidores, que não contam com dados confiáveis sobre a rentabilidade do comércio local e o potencial de crescimento de determinados setores.

Outro ponto importante é a vinda de atividades esportivas para a cidade. Sem informações precisas sobre quais benefícios estes estudantes trazem efetivamente para nossa Cidade, a população fica dividida entre apoiar e criticar os jovens que participam destes eventos. A cada jogos universitários que são realizados no Município é certeza que haverá diversas postagens nas redes sociais debatendo o tema.

Para solucionar esse problema, é fundamental que os órgãos municipais, como a prefeitura e a câmara, invistam na contratação de profissionais capacitados para coletar e analisar dados. Além disso, entidades coletivas como a Associação Comercial e o Sindicato Rural também podem desempenhar um papel fundamental na coleta de informações relevantes para a comunidade.

Somente com informações precisas e confiáveis é possível tomar decisões que atendam às necessidades da população e contribuam para o desenvolvimento da cidade. Portanto, é fundamental que os gestores públicos, empresários e demais envolvidos se conscientizem sobre a importância da coleta e análise de dados para a tomada de decisão em todas as áreas.

Bons profissionais como economistas, consultores, entre outros podem ajudar o município a se desenvolver de forma mais correta e assertiva, deixando de patinar e escorregar nas informações. Acredito que já passou da hora de vivermos a base do “chutômetro”. Não podemos mais aceitar que apenas poucas autoridades utilizem de números imaginários para justificar certas atitudes.

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: